Adsense

Resenha: James Vincent McMorrow - Post Tropical (2014)

O início de um ano novo normalmente é marcado pelo balanço da vida, do universo e tudo mais incluindo as listas de Melhores do Ano nos variados segmentos do entretenimento. O que vêm depois disso causa sempre uma expectativa, quer boa pelas especulações e prévias de bons lançamentos, quer ruim pela desconfiança do novo ano ser apenas um reflexo de um ano anterior não tão bom assim. Quando os discos começam a vazar o ano começa a criar forma e ritmos diferentes dando respostas para as nossas esperanças e dúvidas. 2014 começou ainda em 2013, em Novembro mais precisamente, com o vazamento do disco do Ásgeir que apareceu aqui no blog. Entretanto foi apenas em Dezembro que as comportas se abriram e vários discos esperados e inesperados começaram a vazar. Mogwai, Dum Dum Girls, Bruce Springsteen já causavam um êxtase nos nossos players e isso era apenas um prenúncio de um ano de lançamentos.

Dando partida nas resenhas aqui no blog o segundo disco do irlandês James Vincent McMorrow, Post Tropical, é uma boa pedida pra quem quer iniciar o ano com mais tranquilidade. James é um sujeito pacato que encontra no folk o ambiente perfeito para firmar moradia e compartilhar sua serenidade em forma de notas singelas. O falsete é um artifício usado pelo músico para entoar melodias que exprimem uma considerável melancolia de um sujeito solitário que busca ares acolhedor.


Post Tropical tem como base o folk que muitas vezes é condicionado por uma aparelhagem eletrônica. James nos confunde quando Cavalier introduz o disco e um timbre ao estilo Antony Hegarty (Antony And The Johnsons) começa a surgir em um ritmo frio e particular. É nessas condições que o cantor vai encontrando inspiração para seguir adiante sem perder a chance de abrir a janela de sua casa deixando o sol entrar e o mover a experimentar notas sibilantes de um violão esperançoso ao fundo em The Lakes. Em seu próprio mundo o cantor também se diverte mesmo que seja de modo acanhado como a bateria eletrônica de um toque só em Red Just e na constante Gold com um instrumental enobrecido.

O disco projeta uma calmaria que não nos deixa sonolentos graças a uma eventual acelerada rítmica como em All Points e os sobressaltos vocálico do músico bem registrado em Look Out, Repeating e Post Tropical. As duas últimas faixas do disco é um ponto e um contraponto que o cantor estabelece em seu disco. Enquanto Glacier cria um clima mais ensolarado e progressivo, Outside, Digging representa o lado quieto de um cantor dado a viver sua solidão.

O desconhecido James Vincent McMorrow fez um disco específico que fãs de Bon Iver, Antony And The Johnsons e quem sabe até do James Blake terão prazer em digeri-lo.

Post Tropical (2014)
-
01. Cavalier
02. The Lakes
03. Red Dust
04. Gold
05. All Points
06. Look Out
07. Repeating
08. Post Tropical
09. Glacier
10. Outside, Digging

Deixe Seu Comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem